Os avanços tecnológicos, cada vez mais, fazem parte da rotina de pessoas e empresas. E o setor contábil está sendo bastante impactado por essas transformações. Se até alguns anos atrás a rotina do contador era repleta de atividades manuais e composta por pilhas e mais pilhas de papéis, hoje a profissão assume um papel mais consultivo e estratégico.
Economia de tempo e recursos e maior segurança e produtividade são apenas alguns dos benefícios que as novas tecnologias proporcionam à área contábil. Claro, desde que sejam adotadas da forma certa! Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
A velocidade da transformação digital
Vivemos em uma era em que tudo acontece de forma muito rápida: fazer compras, receber mercadorias, entrar em contato com as pessoas… Temos à nossa disposição uma gama de serviços e produtos que, graças à tecnologia, chegam até nós de forma bastante acelerada.
Você se lembra do surgimento da internet e dos primeiros computadores? Na época, por se tratar de algo totalmente novo, muitas pessoas acreditavam que somente as grandes corporações poderiam investir e se beneficiar dessas “novidades”. E por muito tempo foi assim: uma opção.
Hoje, esse imediatismo em ter acesso a informações não é mais uma alternativa, mas sim uma necessidade para acompanhar o avanço de uma sociedade cada vez mais tecnológica, antenada e exigente. Os negócios que não oferecem uma experiência rápida e eficiente aos seus clientes por meio da tecnologia, infelizmente, estão fadados à estagnação.
A todo o momento surgem novas ferramentas para tornar a rotina das pessoas e das empresas mais ágil, segura e eficaz. Incorporar aquelas que mais vão ajudar na rotina empresarial é uma forma de oferecer ao público o que ele busca, destacar a empresa das demais e, principalmente, otimizar o dia a dia dos profissionais.
A transformação digital precisa acontecer o quanto antes dentro da contabilidade. Resistir a esse processo agora é ter que se adaptar a ele de uma forma tão urgente no futuro que pode ser totalmente prejudicial aos negócios. Isso porque a falta de planejamento impacta negativamente as finanças, a imagem da empresa, os processos, entre outros pontos que são cruciais para a sobrevivência no mercado contábil.
As novas tecnologias na contabilidade
O que vem à sua mente quando pensa em tecnologia contábil? O leque é amplo e tende a continuar assim por muito tempo. A contabilidade é um segmento que existe há muitos e muitos anos. O papel do contador é de extrema importância para pessoas físicas e jurídicas. Por isso, as tecnologias para este segmento são bastante diversas. Conheça as que estão em alta neste momento!
Armazenamento na nuvem
As atividades contábeis podem gerar uma imensa quantidade de papéis. Hoje em dia, não é mais necessário investir em um espaço físico para que eles sejam guardados. O armazenamento na nuvem, além de ser muito mais prático, é também uma opção mais segura.
A digitalização dos documentos faz com que o escritório economize recursos e seja mais sustentável. Com essa tecnologia, encontrar um arquivo é muito mais simples e rápido.
Atendimento via chatbot
O próximo destaque que está mudando a contabilidade é o chamado chatbot. Sabe aquelas perguntas que os clientes e fornecedores fazem e que são bastante recorrentes? Não é mais necessário investir tempo para dar a mesma resposta para pessoas diferentes.
Se o escritório contábil tiver um site, por exemplo, não precisa ter uma equipe de atendimento para responder todos os visitantes. O chatbot é um software criado para estabelecer uma interação conversacional com pessoas reais. Dessa forma, as conversas podem ser automatizadas com clientes, colaboradores, fornecedores, etc.
A tecnologia reduz as atividades repetitivas, diminui custos com uma equipe de atendimento apenas para essa atividade, oferece uma experiência ágil e eficiente às pessoas.
Softwares e ferramentas de automação
Quem atua com contabilidade sabe que existem inúmeras obrigações legais que devem ser cumpridas à risca, em questão de prazo e de envio de informações. Caso contrário, multas e sanções podem ser aplicadas. Para lidar com o volume de informações e atividades, os softwares e as ferramentas de automação são vitais.
Essas tecnologias reduzem bastante os erros cometidos, geralmente, por intervenção humana. Além disso, garantem que tudo está sendo entregue no dia certo, dão uma visão geral dos dados mais importantes do cliente e eliminam a necessidade de ter um contador realizando tarefas totalmente burocráticas, que podem ser feitas por meio da robotização.
Os ganhos para o escritório contábil ultrapassam a rotina interna, pois também impactam a experiência dos clientes, que se sentem mais seguros ao saber que sua empresa está sendo gerida por meio de ferramentas tecnológicas de ponta.
Quando falamos em tecnologia dentro da contabilidade, ainda é comum vermos uma certa resistência por parte de alguns profissionais, que acreditam que os processos tradicionais devem ser feitos da mesma forma que eram realizados há anos. Mas um ponto que merece destaque é que a tecnologia dentro da própria legislação brasileira faz com que seja obrigatória essa adaptação.
E como dito um pouco antes: quem não se adaptar agora terá dificuldades em fazer isso futuramente. Afinal, a transformação digital está acontecendo neste exato momento. Fechar os olhos para essas mudanças não é o caminho mais indicado para quem vislumbra o sucesso e o destaque à frente da concorrência!
E você, investe em algum tipo de tecnologia para otimizar a contabilidade da sua empresa? Deixe a resposta nos comentários!