O Business Intelligence em pequenas e médias empresas não é uma realidade tão distante. Pelo contrário, hoje a tecnologia garante mais acessibilidade às soluções antes limitadas apenas aos grandes negócios. Deste modo, hoje qualquer negócio pode dar os primeiros passos com gestões baseadas em BI.
Na prática, o BI é um modelo de gestão que considera dados já entregues. Isto é, ao realizar a conciliação bancária, tributária, financeiras e outras áreas, as informações produzidas ficam armazenadas e futuramente são processadas para entregar mais previsibilidade aos gestores.
Neste caso, o grande ganho do BI se resume ao aumento da previsão dos resultados a curto, médio e longo prazo. Afinal, a expectativa corretamente alinha facilita na hora de tomar decisões importantes, como antecipar recebíveis, fazer expansões, buscar novas parcerias, entre outros exemplos.
Para trazer mais detalhes, a ECCO Contabilidade destaca a importância do BI em pequenas e médias empresas, destacando os pontos mais importantes e mostrando como dar os primeiros passos nesta nova forma de gestão empresarial!
O que é BI?
O BI pode ser definido como um modelo de gestão que considera a centralização de dados passados, a análise dos porquês de cada indicador e o proveito que cada dado proporciona ao gestor. Nos dias atuais, o BI costuma estar presente em sistemas ERP.
Assim, o seu funcionamento se torna bastante simples ao adotá-lo. Com lançamentos e conciliações realizadas de todos os gestores em um só lugar, o próprio sistema é responsável por criar linhas de tendências e fazer previsões para os meses futuros tendo em mente resultados anteriores.
No entanto, esses sistemas ERP geram um custo mais alto às pequenas e médias empresas. De imediato, é necessário aguardar e planejar para que a mudança aconteça gradualmente até estar devidamente implementada.
Felizmente, enquanto isso é possível adotar certas dicas e hábitos até que você encontre uma contabilidade que auxilie nessa transição. Assim, a futura mudança se torna mais fácil na hora de sair do papel.
Dicas para pequenas e médias empresas adotarem BI
Tanto em grandes negócios e multinacionais quanto em pequenas e médias empresas, a gestão BI considera dados anteriores. Portanto, o esforço de um gestor interessado em utilizar a inteligência financeira a seu favor é reter dados úteis à empresa.
Ao considerar informações relevantes, há diferentes exemplos, como:
- Conciliação financeira;
- Conciliação tributária;
- EBITDA;
- KPIs de período fiscal;
- Custo por Aquisição de Cliente;
- DRE;
- Fluxo de caixa.
A lista de informações a serem consideradas é bastante extensa. Justamente por isso, os gestores precisam considerar a própria realidade e, preferencialmente, contar com o apoio especializado de um contador.
Além disso, seguir certas dicas tornam essa transição para um modelo de gestão BI mais fácil. Abaixo, você encontra as mudanças mais importantes destacadas pela ECCO Contabilidade!
1. Digitalize processos
Os lançamentos digitais, especialmente através de sistemas ERP, são indispensáveis na hora de adotar soluções de BI. Isso acontece porque esse modelo de gestão depende de informações devidamente acessíveis.
Hoje, todo negócio pode encontrar soluções ERP. Embora caras, é possível encontrar contabilidades com soluções próprias que tornam essa mudança mais fácil.
2. Tenha um time qualificado
Assim como a gestão BI é uma estratégia relativamente recente, as competências necessárias para adotá-la não estão em graduações que aconteceram décadas atrás. Portanto, a qualificação atualizada se torna indispensável.
3. Tenha o apoio de uma contabilidade de alto nível
Contar com o apoio de uma contabilidade faz toda a diferença na hora de adotar o BI em pequenas e médias empresas. Isso acontece porque a contabilidade dá todo o apoio para que esse novo formato de gestão seja colocado em prática.
Hoje, você pode contar com o apoio da ECCO Contabilidade. Com profissionais atualizados, experiência de longa data e toda a tecnologia que o seu negócio precisa, a ECCO adota as estratégias que faltam para o seu negócio crescer com mais previsibilidade.
Clique aqui e fale agora com um dos especialistas da ECCO Contabilidade!