Inventário de estoque: entenda sua importância e saiba como fazer

Em tempos de negociações globais, realizar o inventário de estoque se tornou uma necessidade imprescindível. Trata-se da prática mais recomendada às empresas que lidam com vendas ou têm serviços que dependem do estoque preciso.

Contudo, foi-se o tempo onde bastava ir ao almoxarifado para mensurar e saber quais itens estavam à disposição do seu negócio. Com entregas fracionadas, coletas planejadas e outras tantas soluções logísticas, o tempo se tornou um fator importante para qualquer negócio.

Na prática, hoje o tempo limita ou impulsiona qualquer empresa. Entre crescer ou ficar parado nos mesmos resultados, obviamente o empresário brasileiro escolhe alcançar resultados cada vez melhores. Nisso, deve haver um cuidado com o próprio estoque.

Para explicar o que é, a sua importância e como fazer um inventário de estoque de forma eficiente, a ECCO Contabilidade preparou este conteúdo e reuniu dicas importantes. Fique conosco para aprender a gerir melhor o próprio estoque!

O que é o inventário de estoque?

Como o próprio nome sugere, o inventário de estoque é o processo de contagem, listagem e controle interno do seu estoque de bens, materiais ou produtos. A partir dessa tarefa de gestão, a empresa tem mais poder sobre determinar a capacidade operacional própria.

Isto é, se a empresa tem material o suficiente para executar mais serviços antes de repor matéria prima, se há produtos pronta-entrega para fornecedores ou compradores, entre outros tópicos onde a logística tem um papel importante.

Por que o inventário de estoque é importante?

O inventário de estoque tem um papel importante em qualquer empresa devido ao seu impacto logístico, acima de tudo no impacto da reputação da marca.

Sem uma gestão de estoque eficiente, o seu negócio pode descumprir prazos, atrasar entregas com compradores, gerar desgaste na relação com clientes, entre outros fatores sensíveis à empresa. Justamente por isso, fazer e manter o inventário do próprio estoque atualizado é tão importante.

Como fazer a gestão de estoque com eficiência?

  • Identifique a rotatividade do estoque: reúna métricas e tente quantificar a entrada e saída dos seus produtos, matérias-primas, entre outros. Desta forma, você encontra a média do giro de estoque e pode saber haverá a necessidade de repor o seu estoque;
  • Classifique produtos por grau de importância: existem itens mais importantes do que outros. Com isso em mente, vale a pena criar níveis internos de classificação para que os itens cruciais não faltem nunca;
  • Invista em tecnologia: hoje, há diferentes soluções que ajudam na hora de cuidar do inventário de estoque e todas partem da digitalização. Você encontra leitores com código de barras, smart glasses para controlar o estoque rapidamente e mais.

Vale a pena destacar ainda que existem diferentes tipos de controle de inventário. Entre alguns exemplos estão o inventário cíclico, o inventário periódico, o inventário permanente, entre outros. Caso queira entender melhor os tipos de controle de inventário e encontrar o melhorar para pôr em prática, conte com o apoio da ECCO Contabilidade!

  • Autor do post:

Deixe um comentário