Você quer saber como adotar business intelligence na sua pequena ou média empresa? Se a resposta for sim, saiba que neste artigo a ECCO Contabilidade explica e traz mais detalhes sobre os primeiros passos!
Hoje, o uso inteligente das informações financeiras e fiscais otimiza resultados. Isso acontece porque os gestores acompanham tendências e preveem resultados de determinados períodos a partir de lançamentos anteriores.
Deste modo, você fecha um período fiscal tendo em mente se a empresa terá um lucro ou prejuízo. E com isso, é possível manter as variáveis mais importantes ou mesmo corrigir os números para que o demonstrativo negativo seja evitado.
Para entender como adotar business intelligence, veja abaixo o guia completo da ECCO Contabilidade!
O que é business intelligence?
O business intelligence é o processamento dos resultados fiscais e financeiros do seu negócio. A partir deste modelo de operação, o seu negócio encontra tendências e demonstrativos que traçam a expectativa de resultado nos meses futuros.
Por mais complexo que pareça, toda empresa pode aprender como implementar o business intelligence e muito disso se explica pelo avanço dos sistemas ERP.
Desde a pandemia em 2020, as empresas se esforçam em digitalizar processos. Com isso, os sistemas de interconectividade entre setores passaram a ser amplamente procurados. E muitos deles já trazem o BI como um recurso extra.
Como adotar business intelligence
Para aprender como adotar business intelligence é necessário realizar pequenas mudanças no seu negócio. A partir dessas novas funções, a empresa fica apta a implementar o BI independente de ser uma pequena ou média empresa.
Veja abaixo as principais dicas!
1. Digitalize lançamentos
Antes de mais nada, você precisa consolidar informações fiscais e financeiras. Sem digitalizar essas informações, dificilmente algum negócio adota um modelo de BI.
Para conseguir digitalizar e realizar lançamentos, a sua empresa precisa de um sistema de ERP. Hoje, há diferentes modelos que variam entre si em termos de funcionalidades e preços. Inclusive, existem também ERPs open source, isto é, gratuitos.
2. Defina períodos fiscais e financeiros
Os períodos fiscais e financeiros são ciclos que cada empresa segue à risca. Hoje, toda grande empresa informa seus demonstrativos financeiros em datas pontuais. Mesmo em pequenas e médias empresas isso não deve ser diferente.
Para começar, você pode buscar um ciclo trimestral ou semestral de demonstrativo. Em todos os casos, basta compilar os resultados obtidos desde então e, a partir de um recurso de BI, prever as tendências de resultados.
3. Conte com apoio especializado
Nem toda empresa sabe como adotar business intelligence e por este motivo o apoio especializado costuma ser bem vindo. Ao ter um suporte na hora de implementá-lo, o BI fica devidamente estruturado e pronto para processar informações fiscais e financeiras.
Hoje, a ECCO Contabilidade é um escritório contábil que presta diferentes tipos de suporte às pequenas e médias empresas. Caso queira ter o suporte necessário para aumentar a excelência contábil do seu negócio, conte com a ECCO!