Desde o dia 1º de setembro, é necessário saber como emitir nota fiscal com app do Governo caso atue como Microempreendedor Individual (MEI). Independente de cidade, agora todos os mais de 15 milhões de MEIs devem se adequar à nova obrigação.
Felizmente, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) está longe de ser muito difícil. Pelo contrário, é fácil e gratuito emitir o documento, desde que saiba quais passos devem ser tomados até conseguir emitir o documento fiscal.
Antes, as cidades eram livres para adotar qualquer sistema para emissão da NFS-e. Isso dificultava a apuração e aumentava o gasto do Fisco, afinal cada município tinha o seu próprio sistema de emissão e gestão dos documentos fiscais. Com essa atualização, o sistema único facilita a conciliação das NFS-e.
A seguir, a ECCO Contabilidade mostra como emitir nota fiscal com app do Governo e tira todas as dúvidas sobre o assunto. Então, vamos conferir o assunto para começar!
Como funciona a nota fiscal com app do Governo?
No dia 1º de setembro de 2023 em diante, a nota fiscal com app do Governo se tornou obrigatória para MEIs. Portanto, agora todo microempreendedor que queira emitir o documento fiscal precisa baixar o app NFS-e Mobile para Android ou iOS e emitir a nota.
A padronização vale em todo o território nacional. Assim, todas as cidades passam a ter o mesmo sistema para emitir e conciliar as notas fiscais emitidas por microempreendedores. Cabe destacar que a emissão também é igual para todos, sendo 100% gratuita e sem necessidade de sair de casa!
Como emitir nota fiscal com app do Governo?
Antes de saber como emitir nota fiscal com app do Governo, você precisa fazer o primeiro acesso ao App.Gov. Já nessa parte é comum ter dúvidas sobre o acesso. A seguir, veja o que fazer para conseguir ter o seu login concluído!
Como entrar no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal?
- Entre no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica;
- Faça o seu login com certificado digital (caso já tenha) ou a conta Gov.Br, ou crie a sua primeira conta do zero no Portal Nacional de NFS-e;
- Caso vá criar a conta, é necessário inserir informações sobre o segmento da empresa, o número do CNPJ, entre outros dados;
- Para quem for acessar com o login Gov.Br, o nível da conta precisa estar entre prata ou ouro, caso contrário não será possível fazer o login.
Como emitir nota fiscal com aplicativo do Governo?
Para que a emissão da NFS-e padrão nacional dê certo, você precisa configurar e preencher todos os campos obrigatórios. Isto é, e-mail, telefone, endereço etc, que aparecem na sua futura nota fiscal. Pelo app, também é necessário acrescentar o seu serviço, em: “serviços favoritos”, “novo serviço favorito” e por fim escolher e adicionar o seu tipo de serviço.
Com esses primeiros passos feitos, basta seguir o guia de como emitir nota fiscal com app do Governo abaixo!
- Tanto no app quanto na plataforma, selecione a opção de “emissão completo” ou “emissão simplificada”;
- Insira os dados solicitados, como CPF ou CNPJ do contratante, o valor do serviço oferecido e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), para a versão de emissão completa;
- Informe a descrição da natureza do serviço. Convém lembrar que, por ter natureza fiscal, é importante preencher todos os campos corretamente;
- Revise e por fim confirme a emissão.
Quando concluída, a nota fiscal pode ser baixada através da plataforma Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.