Contabilidade enquanto elemento estratégico

Tudo demanda tática e na contabilidade não é diferente. A estratégia contábil possui muitas frentes, sendo caracterizada acima de tudo por boas escolhas dentro do controle tributário e gestão fiscal. Com boas decisões, a empresa pode postergar pagamentos e diminuir a carga tributária.

Contudo, a tarefa de tomar boas decisões está longe de ser fácil. Com um sistema tributário complexo, poucos empresários têm tempo o suficiente para pesquisar e fazer planos enquanto lideram equipes, prospectam clientes e trabalham para manter a empresa funcionando.

Justamente por isso, o serviço de consultoria e BPO tem sido oferecido com mais frequências. Na prática, este tipo de oferta entrega estratégias sob medida e possibilitam uma gestão contábil mais eficiente, reduzindo erros, desencontros de informações e entregas atrasadas.

Neste novo artigo, nós da ECCO Contabilidade explicamos como a estratégia contábil ajuda no dia a dia e mostramos quais são os primeiros passos até um bom plano do papel. Fique conosco nesta leitura e saiba mais!

Como funciona a contabilidade enquanto elemento estratégico?

A contabilidade enquanto elemento estratégico consiste em tomar decisões tendo em mente o retorno a curto, médio ou longo prazo. Da simples escolha do prazo de pagamento da DARF ou de ações ajuizadas para recuperação de créditos tributários, todas essas decisões são possibilidades do contador.

Hoje, a estratégia contábil se consolida como algo indispensável às pequenas, médias e grandes empresas. Contudo, vale destacar que não há nenhuma fórmula mágica para implementá-la. Isso porque todo negócio tem as suas próprias características, tornando-o único.

Apesar disso, há certas recomendações mais gerais, assim como vantagens comuns entre as PMEs. Entre os destaques estão:

  • Aumento do caixa da empresa;
  • Redução da carga tributária;
  • Aumento no intervalo de pagamento de impostos;
  • Redução de inconsistências contábeis;
  • Diminuição de multas.

Especialmente no Brasil, onde o complexo sistema tributário dificulta a vida dos empresários, ter essas vantagens ao seu lado vale a pena. A seguir, você vê quais são os primeiros passos para utilizar as entregas contábeis como elemento estratégico!

Criando uma estratégia contábil para a empresa

É possível criar uma estratégia contábil do zero para o seu negócio. Desta forma, você reduz a carga tributária, ganha benefícios fiscais, reduz inconsistências contábeis e fica mais próximo de melhores resultados. Veja com atenção e crie a sua própria estratégia!

1. Revise dados fiscais

Antes de mais nada, devemos voltar as nossas atenção aos dados fiscais da empresa, tanto na parte contábil quanto financeira. Deste modo, você encontra qual é a realidade do momento. Inclusive, isso ajuda na hora de definir planos e alternativas tributárias.

2. Busque técnicas de elisão

A elisão tributária consiste em técnicas para reduzir legalmente a carga de impostos. Entre alguns exemplos, há o fator R do Simples Nacional e também a equiparação de clínicas em hospitais, por exemplo. Fora isso, vale a pena conhecer também os regimes especiais de tributação.

3. Tenha apoio especializado

Por fim, vale a pena procurar por um apoio especializado! Nós da ECCO Contabilidade temos um time de especialistas que pode ajudá-lo. Com a melhor estratégia contábil, você garante previsibilidade, redução na carga tributária e alivia as contas para focar no que realmente importa: mais resultados!

Entre em contato agora e fale com o nosso time!

  • Autor do post:

Deixe um comentário