O prazo de envio da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) chegou ao fim em julho. Contudo, muitos encontraram posteriormente informações incompletas e dados errados na ECF, assim surge a pergunta: o que fazer agora? Para evitar multas e juros maiores, cabe ao gestor corrigir a situação o quanto antes!
Toda empresa tem a chance de retificar e corrigir os dados enviados incorretamente na ECF. Mesmo assim, poucos empresários reconhecem a importância da correção antecipada deste tipo de erro. Outras vezes, têm dúvidas sobre como este tipo de correção funciona.
Justamente por isso, hoje nós da ECCO Contabilidade decidimos responder às principais dúvidas sobre os dados errados na ECF e o que fazer para corrigir esse erro rapidamente! Então, caso queira saber mais, fique conosco neste conteúdo!
O que acontece se enviar dados errados na ECF?
Os dados errados na ECF precisam ser retificados rapidamente. Caso contrário, a Receita Federal pode abrir um procedimento de ofício para investigar e encontrar o verdadeiro valor devido. A partir disso, o lançamento do imposto é feito pela própria autoridade fiscal, com o acréscimo de custos extras.
Vale destacar também que a inconsistência de dados informados na ECF impacta no Imposto de Renda de pessoa física, mais especificamente dos sócios e diretores da empresa. Ter o IR preso em malha fiscal acontece com mais frequência visto o investimento em tecnologia e o maior refino da conciliação de dados por parte da autoridade fiscal.
Portanto, tente não contar com a sorte e busque ficar regularizado com todas as escriturações enviadas no decorrer do ano. Caso contrário, até o seu CPF pode sofrer com os dados inconsistentes!
Como corrigir dados incompletos ou incorretos na ECF?
A correção dos dados incompletos ou incorretos na ECF é feita por meio da emissão e retificação da escrituração. Para isso, você tem o prazo de até cinco anos considerando a data-limite de envio ou a notificação por parte da Receita Federal.
A recomendação caso tenha inserido dados errados na ECF é buscar a retificação com a maior agilidade possível, mesmo sem a notificação por parte da Receita. Deste modo, você pode até chegar a arcar com juros e multas – mas serão evitadas as multas de caráter punitivo.
Sobre as multas por dados incorretos na ECF, os acréscimos do imposto variam de acordo com o tipo de empresa. A exemplo, o Lucro Real possui a multa estipulada em 0,25% por mês-calendário ou fração, que incide sobre o IRPJ e CSLL. Tudo isso limitado a 10%. Por outro lado, as demais empresas têm multa de 0,02% por dia de atraso que considera ao máximo 1% da receita bruta.
Conte com a ECCO
Hoje, nós da ECCO Contabilidade somos um escritório contábil que presta diferentes tipos de suporte às pequenas e médias empresas. Caso queira ter o suporte necessário para aumentar a excelência contábil do seu negócio e corrigir os dados errados na ECF rapidamente, conte com a ECCO!