A depreciação e amortização têm papéis importantes dentro da contabilidade. Ambas determinam a desvalorização de produtos, serviços e outros bens que geram prejuízos à empresa conforme o tempo avança, porém há diferenças.
Na prática, esses dois cálculos guiam os gestores sobre o valor que será perdido assim que novas tecnologias surgem e tornam determinado bem, tangível ou intangível, mais obsoleto.
Para chegar ao valor aproximado, há cálculos que consideram diferentes variáveis, como o valor residual, o custo de aquisição, o tempo de vida útil estimado, entre outras questões que aparecem conforme as necessidades da empresa.
Para trazer mais detalhes sobre a depreciação e amortização, a Ecco Contabilidade traz neste conteúdo informações úteis e exemplos sobre esses dois indicadores!
O que é depreciação?
A depreciação é um indicador que traz a estimativa de perda de valor de um bem tangível, isto é, produtos e itens físicos. Aqui, o contador considera para este cálculo o desgaste natural, a estimativa de vida útil e a possibilidade de determinado item ficar obsoleto.
Deste modo, a depreciação não se aplica a serviços e bens que são independentes em relação ao tempo, mas se volta a calcular perdas de maquinário, equipamentos, computadores e outras tecnologias presentes na empresa, assim como instalações da empresa e os imóveis próprios.
Como fazer a conta de depreciação?
O cálculo de depreciação considera o custo de aquisição, o valor residual (estimativa de preço ao fim da vida útil) e o total da vida útil do item em questão. Ao colocar no papel, a conta de depreciação fica do seguinte modo:
Depreciação Anual = (Custo de Aquisição – Valor Residual)/Anos de vida útil do produto.
Vale a pena destacar que o valor residual e os anos de vida útil variam conforme o alvo da depreciação. Outro detalhe, há dois tipos de cálculos de depreciação: linear e acelerada.
Na linear, considera-se que a depreciação se mantém fixa conforme o tempo, já na depreciação acelerada, o cálculo leva em consideração a perda de ano para ano.
Exemplos de depreciação
- Maquinário;
- Computadores e itens de informática;
- Equipamentos operacionais;
- Móveis de escritório;
- Bens de uso coletivo;
- Imóveis.
O que é amortização?
A depreciação e amortização procuram a perda de determinado item conforme o avanço do tempo, no entanto a amortização considera as perdas de acordo com a janela de uso, isto é, o tempo até determinado recurso intangível deixar de estar disponível à empresa.
Por exemplo, ao contratar uma licença de antivírus para a sua rede, você pode calcular a amortização deste item conforme os dias avançam. Neste caso, a conta se mantém bem parecida com a depreciação, considerando os valores inicial e residual, e o tempo de vida de determinado item.
Como fazer a conta de amortização?
A conta de amortização é bastante simples e considera o investimento de implementação, o valor residual e o tempo de vida útil, sendo este último os dias, meses ou anos que determinada licença ou contrato siga ativo.
O cálculo de amortização considera a seguinte fórmula:
Amortização do ativo: (valor inicial – valor residual)/período do contrato ou licença do ativo
Outra diferença entre o cálculo de depreciação e amortização, aqui você leva em consideração o valor de implementação. Ou seja, o montante que possibilita agregar determinado recurso dentro da sua empresa, como a contratação de mão de obra especializada, o uso de recursos extras da rede, entre outros exemplos.
Exemplos de amortização
- Licenças de softwares;
- Ativos intangíveis;
- Direitos de marca;
- Direitos de patente;
- Serviços.
Depreciação e amortização: qual fazer?
A depreciação e amortização consideram as perdas em relação ao tempo, mas levam em consideração variáveis internas. Para acertar na hora de calcular, você precisa considerar que a depreciação vale para produtos e itens físicos, enquanto a amortização se aplica em ativos intangíveis, como serviços, produtos e recursos digitais.
Para não ter erros e saber a desvalorização mais precisa possível sobre o seu negócio, a presença de um contador é a melhor alternativa. Então, caso queira depreciar ou amortizar com máxima eficiência, entre em contato e conte com a Ecco Contabilidade!