Os incentivos fiscais para empresas de Santo André estão entre as alternativas de fomento que o poder municipal pode adotar. Assim como países batalham para atrair investimentos e os estados reduzem ICMS a fim de atrair novas empresas, as cidades conseguem traçar formas de incentivar novos negócios.
Entre tantas cidades, Santo André se destaca por ser um excelente polo de empresas de serviços e indústria. Isso porque a região, situada bem próximo da grande São Paulo, está a poucas horas do Porto de Santos e também próxima das principais rodovias do país.
Não à toa, a cidade de Santo André aparece como um dos principais destinos para empreender do Brasil. Apesar de tamanha popularidade, poucas empresas conhecem todos os incentivos fiscais para empresas de Santo André existentes. Felizmente, isso chega ao fim com este conteúdo!
Como os incentivos fiscais para empresas de Santo André funcionam?
Os incentivos fiscais para empresas de Santo André trabalham com créditos compensatórios ou isenções para novas empresas que focam em regiões e setores específicos. Essas e outras ações de fomento fazem parte da Lei do Incentivo, em vigor desde 2019.
Hoje, qualquer empresa decidida em investir na cidade pode pleitear esses e outros incentivos, que incluem acesso à linha de crédito municipal, pública ou privada. No caso dos créditos compensatórios, todas as empresas que investirem nas atividades econômicas de Santo André podem pleitear o benefício. Independente da região em que o investimento acontece. Por outro lado, as isenções dependem dos setores e das regiões onde o capital da nova empresa é aplicado.
Quais são os incentivos fiscais para empresas do Santo André?
A lei municipal do incentivo e fomento às empresas de Santo André libera créditos compensatórios ou isenções, que possuem diretrizes e critérios próprios. Para entender melhor quais são as possibilidades, veja mais detalhes a seguir!
Créditos compensatórios
Entre os incentivos fiscais para empresas de Santo André, os créditos compensatórios surgem como a alternativa mais fácil. Neste caso, toda empresa que investir em qualquer atividade econômica independente da região pode reivindicar o benefício. Desta forma, é possível abater até 100% do IPTU, ITBI e ISS da construção civil, fora taxas e emolumentos, por até oito anos. Há ainda benefícios adicionais que aumentam a compensação, desde que você cumpra certos critérios.
Isenções
As isenções estão disponíveis para as empresas que decidem abrir um novo negócio em Santo André. Neste caso, o novo negócio deve fazer um investimento estratégico por região e setor. Caso contrário, a isenção não fica disponível. As isenções incluem IPTU por até oito anos, ITBI, taxa de licença de execução de obras e taxas de emolumentos e 60% de desconto no ISSQN por até oito anos. Neste último caso, a redução pode ser de 100% no ISSQN se incidir sobre construção civil.
Como reivindicar incentivos fiscais em Santo André?
É possível reivindicar os incentivos fiscais para empresas de Santo André e ter créditos compensatórios ou isenções. Para isso, basta requisitar junto à prefeitura o seu pedido. Contudo, o requisitante precisa cumprir todas as diretrizes do pedido.
Neste caso, nada melhor do que contar com a expertise de um escritório contábil situado no coração de Santo André. Para falar com o time da ECCO Contabilidade, clique aqui!