Livros para empresários: lista com obras mais importantes

Os livros para empresários são boas oportunidades de não apenas refletir, mas como também criar um hobbie que melhore a sua perspectiva. Muitas vezes, a leitura traz insights que quebram a rotina e te aproximam de reflexões que, futuramente, farão toda a diferença.

O complexo sistema tributário brasileiro e as muitas responsabilidades dos líderes de empresas tornam a rotina massante. Neste sentido, um hobby se torna indispensável. Além da breve pausa, você consegue pensar objetivamente em outros pontos.

Ao mesmo tempo, você enquanto líder se mantém antenado mediante as frequentes atualizações do mercado. Assim, a possibilidade de ser ultrapassado por novas tecnologias, técnicas de gestão etc, caem por água abaixo.

Neste conteúdo, a ECCO Contabilidade destaca os livros para empresários que devem fazer parte da sua estante. Confira as indicações!

Três livros para empresários que devem ser lidos

1. A Startup Enxuta

Nos últimos anos, tornou-se frequente as capas de revistas especializadas trazerem as mentes por trás dos unicórnios, empresas que ultrapassam 1 bilhão de valor de mercado. Em comum, esses rostos seguem os passos destacados por Eric Ries, escritor americano reconhecido mundialmente pelos seus insights. Entre as principais obras está o livro A Startup Enxuta.

Na obra, Ries explica o conceito de startup e detalha como esse tipo de organização precisa ser mínima justamente por suas condições serem incertas. Ao longo de todo o conteúdo, o autor destaca métricas e testes que, quando repetidos de forma ordenada, trazem insights que aproximam o empreendedor do sucesso.

2. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Entre os livros para empresários, a obra Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo não pode ficar de fora. Nela, é apresentado o modelo de gestão ágil Scrum, hoje a mais adotada do mundo e responsável por entregas alinhadas ao dinamismo do mundo corporativo. Ao longo de todo o livro, o autor Jeff Sutherland traz exemplos e mostra como pôr em prática o método Scrum.

Além de todas as vantagens apresentadas ao longo do conteúdo, o escritor americano traz insights para diferentes tipos de organizações. Independente do setor, o método pode ser implementado e apresentar ganhos para os colaboradores, que trabalham apenas o necessário, e a empresa, afinal ela produz como a própria obra diz, “o dobro do trabalho na metade do tempo”.

3. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade

Philip Kotler é um escritor americano conhecido mundialmente como o pai do marketing moderno. Em suas obras, Kotler detalha como funciona o marketing de cada tempo. Em sua obra mais recente, Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, ele visita o processo de vendas no tempo da hiperconectividade.

Se antes, as vendas eram feitas por ligações, hoje elas passaram a ser feitas por sites. Porém, rapidamente ela evoluiu e hoje já está a poucos cliques no canal que o cliente desejar. Desta vez, o desafio não é vender, mas sim criar estratégias de divulgação alinhadas aos valores de cada lead. Justamente por essa complexa reflexão, o quinto livro de Kotler se torna um dos principais livros para empresários.

  • Autor do post:

Deixe um comentário