PoC na Construção Civil: você sabe o que é?

O cálculo de PoC na construção é uma forma de garantir o ganho mesmo diante de um cenário de sobrecarga. Ao contrário de outras indústrias, a construção se mostra árdua na hora de calcular e chegar à melhor margem de lucro.

Isso acontece porque sabe-se de toda a complexidade do canteiro de obras. Com diferentes imprevistos, sendo muitos deles fora da decisão da empreiteira, esse cálculo ajuda na hora de garantir resultados mais favoráveis.

Aplicado na construção civil, o percentage of compliance, popularmente conhecido por sua sigla em inglês PoC, pode ser a ferramenta que falta para que o seu negócio tenha retornos mais positivos apesar de todos os ônus da obra.

Para explicar melhor, a ECCO Contabilidade preparou este artigo gratuito e reuniu tudo o que você precisa saber sobre o PoC na construção!

O que é PoC e como ele funciona na construção civil?

A sigla PoC significa Percentage of Compliance e pode ser traduzido como o índice de confiança. Ao ser levado no contexto da construção civil, esse indicador fica responsável por medir a satisfação da empreiteira responsável pela obra.

Ao contrário de outras indústrias, uma única obra pode levar longos anos até a sua conclusão enfim aconteça. Neste sentido, as empresas buscam o PoC na construção com o propósito de avaliar riscos e aproveitar oportunidades.

Na prática, quanto mais alto é o índice de confiança da responsável pelo canteiro de obras, maior será o diferencial competitivo. Portanto, o seu negócio pode alcançar melhores resultados.

Como é aplicado o PoC na construção?

O PoC na construção funciona como um indicador-chave de desempenho, isto é, ele mensura a confiança do seu negócio e auxilia nas tomadas de decisões, principalmente na hora de ficar à frente de novos projetos.

Na área da construção, ninguém se surpreende ao contratar uma empresa e saber que o mesmo negócio está à frente de diferentes canteiros de obras. Porém, a confiabilidade da entrega depende do PoC.

Justamente por isso, o PoC na área da construção civil é tão utilizado. Com ele, é possível calcular e chegar ao grau de confiança, sendo útil para a empreiteira e o cliente.

No caso da própria empreiteira, ela consegue mensurar a própria capacidade em relação às obras em andamento. Por outro lado, o cliente se certifica quais são as chances de conclusão.

Como fazer o cálculo de PoC na construção civil?

O cálculo de PoC na construção civil relaciona o custo orçado e o custo incorrido. Feito isso, chega-se ao PoC da obra em andamento.

Antes de mais nada, é importante destacar as diferenças entre custos orçado e incorrido, sendo o primeiro mais estimado e o segundo variável de acordo com o andamento da obra.

No custo orçado, considera-se os valores estimados em todas as fases até a conclusão da obra. Já o custo incorrido diz respeito aos valores já gastos até chegar na fase atual do projeto.

A exemplo, você pode considerar que no custo orçado, o seu negócio previu um investimento de R$1,5 milhão. Até o presente momento, o custo incorrido é de R$1,125 milhão. Logo, o PoC é de 75%.

Ainda assim, na prática, o PoC na construção se mostra muito mais complexo.

Para dar mais autoridade ao cálculo, você deve buscar apoio especializado. Felizmente, para isso a equipe da ECCO Contabilidade está de prontidão!

Clique aqui e fale com um especialista em PoC da ECCO agora!

  • Autor do post:

Deixe um comentário